O Brasil vive um momento econômico crítico. As indústrias produzem em ritmo acelerado e o consumo das famílias aumentou. Isso requer também um grande gasto de energia elétrica, que pode gerar um apagão. Com pequenas dicas de mudanças no dia a dia, podemos poupar eletricidade, grana, e ainda ajudar o planeta.

Veja 5 coisas que você pode fazer para reduzir o gasto com energia elétrica


1 - Utilize lâmpadas mais econômicas e tire mais proveito da luz natural. Dicas: clarabóias, grandes aberturas, iluminação zenital, prateleiras de luz, etc. Coloque as mesas de trabalho e de leitura próximas às janelas.

2 - Pinte os ambientes de cor clara, especialmente os tetos, que refletem e espalham a luz pro todo o ambiente; use fotocélulas nos ambientes externos, assim as luminárias só acendem à noite; Nos corredores, escadas e outros locais de passagem, onde não há longa permanência de pessoas, instale temporizadores ou sensores de presença embutidos em lâmpadas e utilize dimmers, que controlam a intensidade da luz.

3 - Mantenha os lustres e globos transparentes bem limpos, assim não vai gastar energia à toa; Não deixe as luzes acesas em ambientes onde não tem ninguém.

- Compre equipamentos com o selo Procel de Economia de Energia, de preferência da Categoria A e, se possíbil instale um sistema solar de aquecimento de água; Mantenha limpos os filtros dos condicionadores de ar e evite deixar o aparelho ligado quando o ambiente estiver desocupado. 

5 - Não instale fogão e geladeira lado a lado, pois um atrapalha o desempenho do outro; Não forre as prateleiras da geladeira, isso dificulta a passagem do ar, gastando mais energia; Evite usar equipamentos de alto consumo, como ferro de passar roupa e chuveiro elétrico, nos horários de pico.



Esperamos que essas dicas possam ajudar. Se elas foram úteis pra você, compartilhe. Informações úteis contribuem para um mundo melhor. E sempre que precisar do auxílio de um eletricista profissional, conte com os nossos parceiros.