Você sabe o que faz um engenheiro eletricista? Esse profissional desempenha um papel importante na sociedade. E devido a isso, a procura por esses especialistas tem crescido cada vez mais no mercado nos últimos anos.

Com o constante investimento em energias renováveis, a necessidade de profissionais especializados que possam orientar a administração pública bem como desenvolver soluções aumentou bastante.

Só para ter uma ideia, apenas na Bahia, a Secretaria de Infraestrutura do Estado investirá cerca de R$ 22 bilhões em energia eólica até o final de 2019. Na verdade, os investimentos já começaram há três anos. 


E continuam com força total nos dias atuais.

E o mesmo acontece em vários outros estados brasileiros, o que mostra o crescimento constante dessa área e a presença de mais oportunidades para quem deseja atuar nesse segmento de mercado.

Se este é o seu caso, continue lendo esse post e descubra o que faz um engenheiro eletricista, a formação necessária para fazer carreira nessa área, áreas de atuação e muito mais. Confira!

Mas afinal de contas, o que faz um engenheiro eletricista?

Para quem não sabe o que faz um engenheiro eletricista, o trabalho desse profissional é bastante complexo e amplo.

Isso porque envolve desde a fabricação de equipamentos para serem usados na rede elétrica, até a manutenção de redes de energia residenciais e comerciaisO engenheiro eletricista também é responsável por desenvolver circuitos eletrônicos e fazer a automação de processos industrias.

Ele faz toda a parte de desenvolvimento de projeto e implementação, tornando vários tipos de procedimentos automatizados e assim otimizando o dia a dia de industrias.

Esse especialista também pode atuar em empresas de fornecimento de energia. É comum que esse profissional dê consultorias sobre soluções a serem implantadas, ou até mesmo crie projetos para essas fornecedoras melhorarem o potencial energético de uma região.

Qual a formação do engenheiro eletricista?

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro eletricista, outra dúvida que muitas pessoas têm é sobre a formação desse profissional.

Para trabalhar como engenheiro eleletricista é necessário, primeiramente, se formar em engenharia elétrica. O curso de Engenharia Elétrica tem duração média de 4 a 5 anos.

Essa formação conta com uma série de disciplinas da área de exatas, como matemática e física. Elas são aplicadas diariamente na rotina profissional.

Mas além disso, o aluno também precisa fazer outras disciplinas ligadas ao ramo de construção civil, automação, tecnologia, soluções inovadoras e muito mais.

É comum que esse tipo de profissional não faça apenas a graduação. Como o ramo e o mercado estão constantemente crescendo e inovando, é necessário se manter atualizado para atender as demandas. 

Logo, muitos profissionais buscam por especializações em diferentes áreas.

Como é a rotina desse profissional?

O dia a dia de um engenheiro eletricista depende de uma série de fatores. Desde se ele é recém-formado ou se já possui alguma experiência na área, até o nicho de atuação.

De modo geral, quem se forma ou está na graduação tende a focar no desenvolvimento e reparo de circuitos elétricos e eletrônicos, que é uma das áreas com mais demanda.

Contudo, conforme esse especialista ganha experiência, ele pode ingressar em empresas, atuando no desenvolvimento de projetos de automação, ou até mesmo conquistar um cargo público para orientar prefeituras sobre a otimização de redes elétricas. 

As principais áreas de atuação desse profissional são:

1. Soluções energéticas

Nos últimos anos houve um boom da sustentabilidade. Hoje, há uma preocupação muito maior com o desenvolvimento de empreendimentos, residências, comércios e redes sustentáveis do que há uma década atrás.

E essa é uma das áreas que mais cresce para quem é engenheiro eletricista. A criação de soluções que permitam a melhor utilização da energia, e a implantação de fontes renováveis, tem se tornado extremamente comum.

Desde empreendimentos comerciais que usam energia solar, até cidades que querem implantar sistemas de energia eólica.

2. Automação

Mais uma das áreas que tem crescido em demanda por profissionais do gênero é a de automação. E não apenas a indústria, mas também outros segmentos do mercado. Cada vez mais empresas têm buscado otimizar seus processos diários por meio da automação de equipamentos e operações.

Desde o empacotamento de produtos, até o desenvolvimento de máquinas que usam Internet das Coisas (IoT).

Por conta disso que muitos profissionais têm se especializado em áreas de tecnologia, para conseguir atender esse tipo de demanda e ter mais espaço no mercado de trabalho.

Atualmente, apenas a graduação na área não tem sido suficiente, dependendo do setor de atuação do especialista.

3. Telecomunicações

Em uma Era onde a comunicação se transformou completamente, o engenheiro civil ainda tem muito espaço. Isso porque ele é responsável por desenvolver sistema de telecomunicações, e também na expansão de empresas da área.

Serviços de telefonia, por exemplo, sempre possuem esse tipo de profissional na equipe. Principalmente quando existem planos de expansão para áreas de difícil acesso.

É esse especialista que fica responsável por apresentar projetos que consigam levar um serviço de qualidade, mas com um custo-benefício bom para a empresa.

Ele também atua, em conjunto com outros profissionais, na criação de sistemas de transmissão de dados e na fabricação de equipamentos para esse fim.

4. Eletroeletrônica

O engenheiro eletricista também pode atuar no ramo de eletroeletrônica, criando e reparando circuitos elétricos e eletrônicos.

Em conjunto com outros profissionais, ele também pode atuar no desenvolvimento de novos eletrodomésticos e eletrônicos, como computadores, smartphones, geladeiras entre outros.

O engenheiro eletricista também pode atuar nesse sentindo só que dentro de industrias. Seja criando placas eletrônicas para máquinas, ou outros equipamentos. Isso porque o papel desse profissional está diretamente ligado ao desenvolvimento de softwares para essas soluções.

Dentro da eletroeletrônica ele também pode atuar em setores médicos, alimentícios e até automotivos. Tudo que tiver um circuito elétrico ou eletrônico, tem relação com o engenheiro eletricista.

Conclusão

O engenheiro eletricista é um profissional que vem ganhando cada vez mais espaço. Não só por ser indispensável dentro da construção civil. Mas, por estar participando ativamente em outros setores igualmente importantes na sociedade.

Desde o desenvolvimento de circuitos eletrônicos para equipamentos, até a orientação sobre a criação de redes alternativas de energia e seu melhor aproveitamento.

Por conta disso, que é importante saber o que faz um engenheiro eletricista. Seja para quem deseja ingressar na área, ou até mesmo conhecer mais a fundo a profissão.

Aproveite para deixar o seu comentário!